Dicas para economizar no casamento


Calcule o número de convidados antes de escolher o salão.

O número de convidados tem influência direta na escolha do salão. O salão é um dos itens mais caros da festa. Quanto melhor o cálculo, melhor será o aproveitamento e a adequação do custo do salão.



Como calcular o número de pessoas.

Seguem algumas dicas simples.

1º - Dividam os convidados em três listas: 

  • Certeza da presença

  • Dúvida

  • Certeza da ausência

Incluam os noivos, pais e padrinhos no cálculo, Quanto mais preciso o julgamento, melhor será o cálculo.

2º - Contatem os convidados da lista “Dúvida” para aprimorar a avaliação, até que se sintam seguros para dividí-los entre as outras duas listas “Certeza de presença” e “Certeza de ausência”.

3º - Reduzam em 20% o número de pessoas da lista “Certeza de presença”. Esta deve ser a referência para escolher o salão e contratar o buffet.

Ex.; Para uma lista de 120 pessoas, pode-se tranquilamente contratar uma festa para 100 pessoas.

Obs.: Se o casal for muito jovem, em idade universitária, deve-se reduzir apenas em 10% a lista. Casais jovens têm vida social mais ativa, e não é raro surgirem acompanhantes inesperados.

Nós sabemos da insegurança que esta informação causa, principalmente nas noivas, mas podemos afirmar, pela experiência acumulada, que os cálculos funcionam. São comuns ausências de até 30% dos convidados confirmados. Ao Trabalharmos com uma redução de 20%, já estamos prevendo uma margem de segurança.


Na Marcelo Eventos, nós sempre estamos preparados para atender um número de convidados até 10% acima do contratado! 

DICA: Se você não tem certeza do números de convidados, na Marcelo Eventos você pode contratar um número menor (para garantir a data), e tem até 15 dias antes da festa para contratar um número de convidados maior (respeitando a capacidade do salão).​


O nosso salão de festas tem capacidade para receber até 200 pessoas confortavelmente e 250 pessoas na ocupação máxima.

Seguindo o cálculo acima, como uma falta de 20% é "comum", podemos atender confortavelmente a uma lista de convidados de até 250 pessoas (ou uma lista de 310 pessoas, na lotação máxima).

Por onde começar?

Esta é a principal dúvida de quem decide realizar uma festa casamento.


Priorizem os recursos que têm menos oferta.

Nós sugerimos esta seqüência:

1º - Se deseja um casamento na igreja, esta deve ser sua primeira escolha.Reserve a igreja.

2 º - Reserve o salão, para garantir a data que deseja.

3º - Deixe para escolher o Buffet somente após após a escolha do salão! Atualmente, muitos salões oferecem serviços próprios, com preços atraentes. 

4º - Deixe por último os outros serviços – Fotógrafo, decoração, convites, etc. - Estes serviços têm bastante oferta e são mais fáceis de serem contratados, mesmo em datas próximas à festa.


Dicas importantes:


  • Não faça negociações informais! Exija um contrato o mais detalhado possível, com testemunhas.

Exija contrato de todos os fornecedores, mesmo que seja um contrato simples. Contratos sem testemunha não têm valor legal, o que dificulta caso seja necessário uma demanda judicial.

  • Sempre pague um sinal. Contratos sem garantia financeira podem ser contestados pelos fornecedores. O pagamento de sinal garante o vínculo comercial e fortalece os direitos do consumidor. 



  • Evite antecipar o pagamento. Adie o pagamento para a datas próximas do evento.

É praxe no mercado de eventos quitar os pagamentos antes da festa, principalmente nos fornecedores com custo mais acessível. É uma política saudável, porque garante que os fornecedores dispõe de recursos para realizar a festa com a qualidade oferecida, pois têm o aporte financeiro do cliente.


Infelizmente são comuns notícias de pessoas que pagaram integralmente a festa, e a empresa simplesmente "desaparece". É importante certificar-se da idoneidade dos profissionais contratados, mas não estamos livres de algum imprevisto. O mais importante nesta hora é que a festa se realize! Se retiver ao máximo os pagamentos, terá um ”fundo de reserva” no caso de algum imprevisto.



Todos os nossos pacotes são negociados com pagamento de 30% de sinal (na assinatura do contrato). Os 70% que faltam podem ser pagos de uma única vez, até 15 dias antes da festa.


Nosso salão foi construído em SEDE PRÓPRIA! Somos proprietários do imóvel. Não temos como "sumir", e temos lastro financeiro para cumprir com as obrigações assumidas.